Fernando Máximo confirma que é précandidato a prefeitura de Porto Velho: 'Se precisar, perco o mandato, mas sou pré-candidato'

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Fernando Máximo confirma que é précandidato a prefeitura de Porto Velho: 'Se precisar, perco o mandato, mas sou pré-candidato'


Porto Velho, RO - O deputado federal Fernando Máximo, do União Brasil, anunciou em uma conversa exclusiva com o EUIDEAL sua intenção de concorrer à prefeitura de Porto Velho nas próximas eleições. Máximo, que foi o mais votado de Rondônia na Câmara dos Deputados em 2022, com mais de 85.604 votos, sendo 45.210 votos (17,74%) em Porto Velho, afirmou estar à disposição do partido e do governador para representar o União Brasil na disputa.

Em seu diálogo com nossa equipe, Máximo enfatizou sua lealdade ao grupo político do governador Marcos Rocha, do qual faz parte, e sua vontade de concorrer pela sigla na qual se elegeu. No entanto, ele ressaltou que, caso o partido não lhe conceda a vaga, buscará alternativas por outros meios legais. Mesmo considerando a possibilidade de perder o mandato, ele está determinado a seguir adiante com sua pré-candidatura.

"As regras eleitorais podem impor desafios, mas estou disposto a enfrentá-los. Quero caminhar com nosso Governador, mas se for necessário, estou pronto para renunciar ao meu mandato e me lançar como pré-candidato à prefeitura de Porto Velho", afirmou Máximo durante a entrevista. Questionado sobre a possibilidade de se unir a outro projeto de pré-candidatura, ele foi enfático em sua resposta: "Não abrirei mão da minha pré-candidatura. Estou comprometido com este projeto."

Consultado sobre as possíveis implicações legais dessa decisão, o EUIDEAL ouviu o advogado especialista em direito eleitoral Dr. Edirlei Souza, ele explicou que, segundo a lei, para que Máximo possa sair do partido sem perder seu mandato, ele precisará atender a determinadas condições.

"O deputado eleito deve fidelidade ao partido, somente podendo largar o partido e se filiar em outro sem comprometer o mandato se obter uma carta de anuência do partido, ou enfrentar uma grave discriminação pessoal, ou justificar uma mudança do conteúdo programático do partido, que altere sua identidade política, ou, por fim, aguardar a janela partidária em 2026", esclareceu o advogado.

Caso Fernando Máximo renuncie ao seu cargo de deputado federal para concorrer à prefeitura de Porto Velho, o atual secretário da SEOSP, Elias Rezende, assumirá a vaga, ele obteve 11.344 votos nas eleições de 22. A pré-candidatura de Fernando Máximo à prefeitura de Porto Velho promete agitar o cenário político local, trazendo novos elementos e desafios para a corrida eleitoral deste ano.

Fonte: EUIDEAL

Postar um comentário

0 Comentários