Estudantes utilizaram óculos de simulação de embriaguez durante Circuito Pedagógico realizado em Porto Velho
Porto Velho, RO - Cento e vinte e nove alunos do ensino médio das escolas estaduais Major Guapindaia, Carmela Dutra, Estudo e Trabalho e Brasília participaram do Circuito Pedagógico sobre Segurança no Trânsito, oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A iniciativa aconteceu paralela à abertura do Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito e lançamento da Campanha Maio Amarelo, ocorrida nesta segunda-feira (29), no auditório do shopping da Capital.
Com três salas temáticas, os estudantes receberam orientações sobre segurança viária, enfatizando normas de circulação para pedestres e ciclistas, compreendendo a diferença do que é ciclofaixa e ciclovia, aplicação correta dos dispositivos de segurança e o risco do uso do celular ao volante, sendo este hábito, um dos maiores causadores de sinistros.
Ruymar Pereira palestrou sobre segurança viária para 129 estudantes
O palestrante do circuito, Ruymar Pereira ressaltou que, os alunos visitaram três salas temáticas, onde receberam orientações sobre sinalização e segurança por meio de jogos pedagógicos. “Por intermédio desses jogos, os participantes refletem sobre o comportamento adequado no trânsito, e como isso afeta diretamente nas questões de segurança, evidenciando o tema da campanha Maio Amarelo – A paz no trânsito começa por você”, afirmou.
CUIDADOS
O auxiliar de trânsito, Januário de Moraes orientou os estudantes sobre o perigo da mistura de bebida alcoólica e direção veicular. “Utilizando o óculos simulador de embriaguez, destacamos os efeitos do álcool e suas reações no organismo de quem está conduzindo um veículo”.
Estudante do 3º ano da Escola Major Guapindaia, Ítalo Braga Colares, de 17 anos, utilizou o óculos simulador de embriaguez. “Foi muito difícil manter a postura! Nunca vivenciei isso, o simulador retratou bem a realidade de uma pessoa embriagada”, relatou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, “o Departamento Estadual de Trânsito tem apresentado ações diretas para trabalhar em conjunto com a sociedade, a fim de promover um trânsito mais seguro e humanizado, em todo o Estado. A participação dos estudantes é fundamental para alcançar esse objetivo”, destacou.
TRAFEGABILIDADE
O coordenador do 3º ano do ensino médio da Escola Major Guapindaia, Sandro Silveira Pereira, ressaltou a importância da formação dos estudantes do ensino médio, que em breve estarão inseridos no trânsito como motoristas e motociclistas. “É crucial que eles recebam essa motivação e aprendam a dirigir de forma defensiva. Acredito que essa ação do Departamento contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito”.
O diretor-geral do Detran, Léo Moraes destacou que, a participação das escolas no evento faz parte de um conjunto de ações que visam conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, durante o Maio Amarelo. “Palestras, blitz educativas e outras atividades estarão sendo realizadas em todo o Estado para reduzir o número de sinistros e vítimas fatais, no trânsito rondoniense”.
0 Comentários