Ex-prefeito Herivaneo lidera com mais de 50% das intenções de voto em Humaitá

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Ex-prefeito Herivaneo lidera com mais de 50% das intenções de voto em Humaitá


Eleições 2024

Porto Velho, RO - O ex-prefeito Herivaneo Seixas (MDB) lidera com mais de 50% das intenções de voto na cidade de Humaitá, na região Sudoeste do Amazonas, muito conhecida como a Terra da Mangaba. O número faz parte da 3ª pesquisa divulgada nesta sexta-feira 17.05 pelo Instituto Phoenix para aferir como está a corrida sucessória municipal majoritária na cidade, em 2024.

A preferência de Herivaneo é quase o dobro da de seu opositor Leandro da Kairós (Patriota) que aparece com 27,5% e quase o triplo do atual prefeito da cidade, Dedei Lobo (UBr), com 17,6%. 2,2% dos entrevistados votaram em outros nomes de políticos da cidade. Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – e não leva em conta a tendência dos Indecisos.

Na tabela abaixo, confira os percentuais obtidos por todos os pré-candidatos com a tendência dos indecisos. Perceba que Herivan Seixas possui a maioria dos votos dos eleitores de todas as faixas etárias. Se levar em conta os eleitores indecisos, Herivaneo possui hoje 41,03% das intenções de voto, contra 21,37% de Leandro da Kairós.



REJEIÇÃO

Um dos quesitos que mais tira o sono de qualquer política em período eleitoral é a rejeição. E quase sempre os baixos índices de popularidade que geram baixa intenção de votos está ligada à rejeição. A pesquisa do Phoenix também levantou junto aos eleitores mostrou que o campeão da rejeição é o atual prefeito Dedei Lobo com incríveis 61,2% de IRD, Leandro da kairós (21,6%) e Herivânelo Seixas (13,7%).

Na tabela, confira todos os percentuais de Índice de Rejeição de cada pré-candidato a prefeito por faixa salarial. Perceba que o Índice de Rejeição de Dedei Lobo está na casa dos 40% em todas as faixas etárias que vão de um salário-mínimo a mais de 5 salários-mínimos de renda mensal.



APOIO E TRANSFERÊNCIA

Outro quesito interessante da pesquisa é a até que ponto a o apoio e a transferência de voto pode interferir na eleição municipal. A pergunta feita foi a seguinte: “Você vota num candidato apoiado pelo atual Governador?”. A maioria dos eleitores que responderam a questão, ou seja, 67,52% disse ‘NÃO´, não votaria em um candidato apoiado pelo atual governador do Estado; apenas 26,50% disseram “SIM”, que votaria em um pré-candidato a prefeito que é apoiado pelo governador amazonense.

Na tabela abaixo, onde consta o nível de escolaridade dos eleitores que votaram na pesquisa, 9,68% sabe ler e escrever e 79,6% desse total não vota em candidato apoiado pelo governador amazonense. A rejeição ao voto à candidatos a prefeitos apoiados pelo Governo do Amazonas está na casa dos 60% entre eleitores que que possuem Ensino Fundamental (66,7%), Ensino Médio (64,3%) e nível superior (67,5%).





DADOS DA PESQUISA

AMOSTRAS: 351 ENTREVISTAS
PERÍODO: 11 a 13/06/2024
MARGEM DE ERRO: + ou – 3%
INTERVALO DE 95%
CONTRATANTE: FOLHA DOS MUNICIPIOS
ABRANGÊNCIA: (14) BAIRROS E SETORES
ESTATÍSTICO: LILIANE GAZOLA Nº 9065
REGISTRO TRE-AM 03629/2024

Postar um comentário

0 Comentários