Em parceria com CIMCERO, Sicoob Credisul inicia restauração de áreas afetadas por queimadas em Pimenteiras do Oeste (RO)

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Brasil 364

Em parceria com CIMCERO, Sicoob Credisul inicia restauração de áreas afetadas por queimadas em Pimenteiras do Oeste (RO)

Serão restaurados 40 km das margens do Rio Guaporé

Porto Velho, RO -
O projeto "Plantar o Futuro", da Sicoob Credisul, está implantando um escritório verde em Pimenteiras do Oeste (RO) para recuperar áreas devastadas pelas queimadas de 2024. A iniciativa foca na restauração da mata ciliar do Rio Guaporé, em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO).

Serão restaurados 40 quilômetros das margens do rio, uma região de grande relevância ecológica e econômica para o estado, com o plantio de mais de 100 mil mudas de árvores nativas. Aproximadamente 80 pessoas participarão dessa ação. A iniciativa foi lançada hoje, 22 de novembro, no porto da cidade.

A principal meta do projeto é recuperar a vegetação nativa e a biodiversidade, protegendo os recursos hídricos locais. A engenheira florestal Tatiane Rufatto de Ávila é a responsável pelo desenvolvimento do projeto, que é coordenado pela Associação Somos Todos Guaporé Alevinos e Quelônios. O plantio terá início na Pousada do Renato e seguirá até o Parque do Taquaral.

O CIMCERO, que atua na produção de mudas nativas para a restauração de áreas degradadas em Rondônia, doou as 100 mil mudas para o início do projeto. Além disso, o consórcio é responsável pela distribuição de madeiras apreendidas pela PRF, Polícia Ambiental, Sedam e IBAMA, com a qualificação de municípios para a construção e manutenção de viveiros de mudas.

Atualmente, o projeto do CIMCERO batizado de ‘Colhendo sementes, construindo viveiros, plantando florestas’ e idealizado pelo juiz Maximiliano Deitos da comarca de Ji-Paraná, conta com 25 viveiros em operação e outros nove em construção, com capacidade para produzir entre 100/150 mil mudas por viveiro. O objetivo é ampliar essa produção para 4 milhões de mudas por ano e expandir a produção para todos os municípios.

A recuperação das margens do Rio Guaporé é essencial não apenas para a preservação da vegetação, mas também para a manutenção da qualidade da água, que abastece diversas comunidades ribeirinhas. A restauração da mata ciliar ajudará a combater a erosão do solo, proteger a fauna local e melhorar as condições ambientais da região.

Marketing, Comunicação e Relações Institucionais
Sicoob Credisul

Postar um comentário

0 Comentários